Pular para o conteúdo principal
ACS Lab - Laboratório Agência de Comunicação Solidária 

O Laboratório Agência de Comunicação Solidária nasceu, em 2010, de uma parceria entre o Laboratório de Relações Plínio Carneiro – LARP e a Associação Imagem Comunitária, hoje denominada Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC, ONG sediada em Belo Horizonte/ MG. A Agência de Comunicação Solidária – ACS é um projeto originalmente concebido pela AIC. Desde sua fundação, com o nome de Associação Imagem Comunitária, vem trabalhando em parceria com coletivos populares, entidades culturais e movimentos juvenis, atua nas áreas da comunicação comunitária e da educação midiática, desenvolvendo oficinas e pesquisas, produzindo programas de vídeo e rádio, prestando consultorias e assessorias voltadas para a inclusão de diferentes segmentos sociais no universo de produção e uso das comunicações. Desde a criação da ACS, em 2009, a Agência atendeu mais de 100 grupos comunitários da Grande BH e do interior de Minas Gerais. A proposta é contribuir para a sustentabilidade e para o fortalecimento institucional desses coletivos por meio da oferta gratuita de serviços de planejamento de comunicação e produção de peças e ações comunicativas. A partir de 2010, o projeto passou a contar com a parceria da UFMG, através do LARP - Laboratório de Relações Públicas Plínio Carneiro, para o atendimento a demandas de ações mais amplas voltadas para o planejamento de comunicação para a mobilização social destes coletivos, através de atividades de ensino. Isso deu sequência a outras atividades que já vinham sendo realizadas conjuntamente. A atividade foi formalizada como projeto de extensão em 2015, selando a parceria do então Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública - Mobiliza, com a AIC.

A realização dessas atividades tem contribuído para o fortalecimento de instituições e coletivos comunitários comprometidos com a promoção da cidadania e dos direitos humanos. As ações previstas no projeto colaboram para ampliar a visibilidade pública desses grupos, fomentando a construção de um reconhecimento e de uma legitimidade indispensáveis para potencializar o trabalho por eles desenvolvido. Ao mesmo tempo, contribuem para a formação de competências que auxiliam esses agentes nos processos de construção de parcerias e captação dos recursos, necessários para seu funcionamento.

O apoio da UFMG ao projeto da Agência de Comunicação Solidária significa investir no desenvolvimento de entidades que realizam trabalhos de destaque em diferentes áreas – arte, cultura, desenvolvimento comunitário, ambiental e social. São iniciativas que colaboram para a promoção da transformação social e para a construção de realidades mais justas na Grande BH. Acredita-se que esta interação UFMG/AIC proporciona uma potencialização do trabalho, assim como uma reflexão acadêmica sobre este tipo de atividade. Além disso, a realização deste Laboratório pretende promover uma articulação entre as atividades de ensino e as atividades de extensão, especialmente aquelas ligadas à Comunicação para Mobilização Social, que são realizadas pelo DCS, através do LARP e do Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas - IPÊ.

 


A ACS propõe a participação dos próprios membros dos coletivos na construção de processos colaborativos de diagnóstico e de formulação de estratégias comunicativas. Além disso, apoia os grupos no desenvolvimento de identidades visuais (a partir de atividades de design colaborativo), bem como na realização de ações e de peças de comunicação. Também tem um trabalho de formação dos grupos para que se apropriem de ferramentas e construam ações comunicativas em seu cotidiano, de forma autônoma. Todo o trabalho tem por fundamento o planejamento de comunicação em processos de mobilização social, a partir da análise do relacionamento que o grupo tem com cada um de seus interlocutores, tendo em vista a causa social pela qual trabalha. Além de uma metodologia específica voltada a processos de mobilização social, outro diferencial é a produção de um planejamento de comunicação, elaborado de maneira coletiva.

 

   


 - Leia sobre a trajetória e a experiência de ensino-aprendizagem do LAB-ACS no seguinte texto:

LIMA, Fábia P.; LIMA, Rafaela P. A experiência do Laboratório Agência de Comunicação Solidária na formação em relações públicas e comunicação organizacional. Revista Organicom, v.17, n. 34, 2020. p. 14-23.