Atuais:
Instituições, públicos e experiências coletivas: dimensões conceituais e práticas
Coordenador: Prof. Márcio Simeone Henriques
Promessas (vazias?) de um alvorecer verde: vulnerabilidades dos públicos e despolitização perante práticas contemporâneas de greenwashing
Coordenador: Prof. Daniel Reis Silva
Convergências e tensões entre comunicação institucional e comunicação pública nas Instituições Federais de Ensino Superior
Coordenadora: Profa. Fábia Pereira Lima
O projeto de pesquisa visa analisar as transformações na comunicação das instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil entre 2007 e 2022, considerando o contexto global de investidas autoritárias. A pesquisa investigará a profissionalização das estruturas de comunicação das IFES, suas políticas de comunicação e modelos de planejamento, assim como o perfil dos gestores e profissionais de comunicação. Utilizando a teoria neoinstitucional como base, o estudo busca entender as pressões e fatores que impulsionam essas mudanças. A pesquisa empregará diversos métodos, incluindo pesquisa documental, survey e entrevistas com líderes do ensino superior e profissionais de comunicação, buscando compreender suas percepções sobre comunicação pública e institucional frente aos desafios e demandas derivadas da Nova Gestão Pública que impactam diretamente os setores de comunicação das universidades. A principal contribuição desta pesquisa é oferecer evidências para aprimorar a governança comunicacional nas IFES.
Práticas pedagógicas personalizadas e assistidas com ênfase no combate à desinformação na educação básica
Coordenadora: Profa. Fábia Pereira Lima
A pesquisa busca contribuir para ampliar o conhecimento e reduzir o impacto social da desinformação, com foco na educação básica. Trata-se de um experimento-piloto em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, com o propósito de avaliar a aplicação realizada e, desse modo, corrigir eventuais distorções com vistas à aplicação posterior, em larga escala, em escolas estaduais de todo o estado. Objetivo geral: Contribuir para melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas mineiras, no nível da Educação Básica, por meio de práticas pedagógicas assistidas inovadoras voltadas ao combate à desinformação e à tutoria personalizada do estudante. Objetivos específicos: - Conversão de TVs box apreendidas pela Receita Federal do Brasil, mediante acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais, em mini computadores para uso em projetos pedagógicos voltados ao combate à desinformação em escolas de educação básica; - Criação de bancos de problemas sobre desinformação (envolvendo letramento midiático e defesa da democracia, combate à violência e intolerância de gênero, etnia e raça, promoção da saúde e de justiça social), em plataforma de aprendizado assistido de código aberto (como a Open-source Adaptive Tutoring System - OATutor), adaptada para o português; - Adaptação de bancos de problemas públicos já existentes para utilização na plataforma com consequente expansão das possibilidades de tutoria;- Doação de kits de mini computadores para montagem de laboratórios de combate à desinformação em escola pública de educação básica (piloto); -Implantação e treinamento na escola-piloto que receberá o projeto (capacitação docente e oficinas piloto de educação/letramento midiático). A proposta prevê a realização de uma pesquisa-ação piloto, a partir do atendimento a uma escola da educação básica, para a construção e testagem das atividades a serem desenvolvidas. A proposta está ancorada no Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, que reúne cerca de 30 projetos voltados ao combate à desinformação, aos discursos de ódio e os ataques às instituições, nas mais diversas áreas do conhecimento. A estratégia metodológica envolve o engajamento de tais projetos no desenvolvimento de atividades pedagógicas destinadas a estudantes da educação básica, trabalhando em conjunto com docentes da escola-piloto, na construção de questões que irão compor o banco de problemas que será disponibilizado na plataforma de tutoria assistida.
A comunicação organizacional pública no contexto midiático contemporâneo: Uma análise da comunicação do Ministério da Saúde frente ao movimento anti-vacinação
Coordenadora: Profa. Vanessa Veiga de Oliveira
O objetivo deste projeto é mapear a circulação de discursos envolvendo o debate público sobre vacinação no Brasil, a fim de localizar a queda da cobertura vacinal observada nos últimos anos no Brasil em relação ao contexto mundial de ascensão do movimento antivacina, investigando quais são as peculiaridades do caso brasileiro e as possíveis consequências para o sistema de saúde do país. A análise é desenvolvida em torno dos casos envolvendo as vacinas: i) contra HPV; ii) tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); iii) febre amarela. Iremos analisar o seguinte material que compõem o mapa discursivo desse debate público: a) estratégias de comunicação do Ministério da Saúde em torno da vacinação; b) notícias publicadas no jornal Folha de São Paulo entre 2015 a 2018; c) grupos focais e surveys aplicados a usuários e profissionais da saúde de Belo Horizonte e RMBH; d) entrevistas de profundidade com profissionais da comunicação do Ministério da Saúde; e) dados do DATASUS sobre tendências da cobertura vacinal dos casos analisados. Este projeto fundamenta-se nas discussões sobre debate público e midiatização, procurando articular tais conceitos ao campo de estudos da comunicação organizacional e das Relações Públicas. Nossa hipótese é que o aumento da não-vacinação no Brasil está mais associado a problemas políticos-sociais do que ao movimento antivacina, ao contrário de outros países.
Enquadramentos da COVID-19: mapeamento de circulação de discursos e desafios da comunicação em saúde
Coordenadora: Profa. Vanessa Veiga de Oliveira
(FAPEMIG)
A pesquisa visa mapear a circulação de discursos envolvendo o debate público sobre a pandemia de COVID-19 no Brasil a partir de materiais noticiosos (URLs) compartilhados em plataformas de redes sociais, a fim de identificar os diferentes enquadramentos e estratégias de credibilidade e de fontes de autoridade do debate envolvendo a pandemia.
Discursos e controvérsias de um desastre: um estudo de caso das disputas de sentidos na CPI da Braskem no Brasil
Coordenadoras: Profa. Laura Nayara Pimenta e Profa.Emanuelle G. B. Rodrigues (UFAL)
Objetiva analisar os sentidos em circulação em torno do desastre socioambiental da Braskem em Maceió, Alagoas, a partir da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pelo Senado Federal em dezembro de 2023. Para tanto, buscará identificar os principais atores envolvidos nos depoimentos da CPI e compreender como são construídos os discursos e como se dá a disputa em suas narrativas; analisar a construção do ethos dos atores envolvidos e o interdiscurso; investigar se a CPI produz controvérsias públicas e como isso tem efeito sobre as agendas pública, midiática e política nacional e local; compreender quais públicos se formam diante da realização da CPI e como se movimentam, se relacionam e quais conteúdos acionam no âmbito das redes sociais digitais; e analisar os impactos da CPI sobre a percepção dos públicos acerca do desastre socioambiental em Maceió. Para a consecução desses objetivos, a pesquisa se divide em duas fases: a primeira é focada na coleta de dados e descrição de resultados e a segunda na análise propriamente dita. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, tanto de natureza qualitativa como quantitativa, do tipo exploratória e descritiva.
Anteriores:
Vulnerabilidades comunicacionais dos públicos em situações de conflito e controvérsia na área ambiental
Coordenadores: Prof. Márcio Simeone Henriques; Prof. Daniel Reis Silva
(FAPEMIG)
A pesquisa visa compreender as vulnerabilidades comunicacionais dos públicos frente às instituições e organizações a partir das dinâmicas de comunicação pública de situações de conflito ambiental, bem como identificar e caracterizar as formas de vigilância civil presentes nesses processos; identificar públicos e atores envolvidos em casos escolhidos, sua inserção nos territórios de conflito e suas condições de agência e de analisar elementos discursivos e comunicacionais destes casos.
As
organizações privadas e as lógicas indiretas de influência sobre a
opinião pública: abordagens comunicacionais críticas
Coordenador: Prof. Daniel Reis Silva
O
projeto aborda lógicas indiretas de influência sobre a opinião pública
engendradas por organizações privadas contemporâneas, focando
especialmente em práticas ambíguas que envolvem o financiamento e a
criação de think tanks, associações e institutos com a finalidade de
influenciar estrategicamente a opinião pública, as controvérsias
políticas e os media. Ancorado em perspectivas relacionais da
comunicação e em preceitos das Relações Públicas Críticas, o projeto é
estruturado ao redor de dois movimentos centrais. Inicialmente, visa
(a) construir as bases para uma abordagem comunicacional crítica sobre o
fenômeno, preocupando-se com: (a.i) posicionar o objeto
epistemologicamente no campo da comunicação e das relações públicas
enquanto estratégias comunicacionais complexas e não lineares; (a.ii)
construir um arcabouço teórico preliminar capaz de desvelar aspectos
sobre essas práticas e seus impactos na conformação do mundo
contemporâneo, especialmente a partir das noções de influência, opinião
pública e disputas entre interesses públicos e privados; e (a.iii)
refletir sobre os desafios metodológicos para investigação do fenômeno,
principalmente aqueles relacionados com as dimensões da
visibilidade/invisibilidade, a barreira do segredo e a temporalidade de
tais práticas. O segundo movimento do projeto é voltado para (b) traçar
um panorama do fenômeno no Brasil, de
maneira a: (b.i) identificar
aspectos centrais sobre a constituição dos think tanks e institutos
supostamente neutros no país e sua relação com as grandes redes
internacionais de grupos ideológicos; (b.ii) explorar as legislações
vigentes que favorecem a constituição de tais grupos e dificultam a
ação de iniciativas de vigilância civil sobre o tema; e (b.iii) fazer
um acompanhamento de ações e estratégias de grupos que atuam, de forma
específica, em temáticas ambientais. Tendo em vista as características
desses movimentos, o projeto é calcado em um desenho metodológico que
envolve a pesquisa bibliográfica e documental, o acompanhamento em
profundidade de determinados think tanks e institutos, a análise de
conteúdo e a análise de mídias digitais de páginas desses mesmos grupos.
Como resultado, espera-se obter uma compreensão ampliada sobre os
aspectos comunicacionais envolvidos nesse importante fenômeno
contemporâneo, contribuindo tanto com agendas internacionais de
pesquisa sobre o tema quanto com esforços nacionais que procuram
compreender o alcance e características de tais práticas no Brasil.
O desenvolvimento de software e os imaginários em torno dos mundos digitais: aportes à compreensão de controvérsias e lutas no âmbito de sistemas sociotécnicos das tecnologias de informação e comunicação
Coordenador: Márcio Simeone Henriques
Pesquisadora colaboradora: Laura Nayara Pimenta
Investiga os tipos de sociedades que estão se conformando a partir do uso estendido e exponencial das TIC, especificamente dos softwares (de aplicações, de sistemas e ferramentas de programação computacional), e sua relação com as representações dos desenvolvedores de software do âmbito privado, público e de organizações sociais; analisar as representações sociais que fundamentam as opiniões deste público, as metáforas através das quais elas são expressas e os imaginários que as articulam. O projeto geral, em nível internacional, é de iniciativa e coordenação da Profa. Dra. Susana Morales, da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, executado na Red de Investigadores de la Apropiación de Tecnologías Digitales - RIAT.
Disputa de sentidos em torno da mineração: marcas discursivas das organizações e das instâncias de vigilância civil
Coordenadores: Prof. Márcio Simeone Henriques; Profa. Fábia Pereira Lima; Profa. Ivone de Lourdes Oliveira (DIALORG/PUCMINAS)
Outros participantes do grupo: Prof. Daniel Reis Silva; Laura Nayara Pimenta
A
pesquisa busca analisar o discurso e o contradiscurso do setor de
mineração, nas esferas global e nacional (macro) e no local (micro) ,
com foco no minério de ferro. Interessa-nos especialmente a
disposição discursiva constituída por uma constelação de discursos que
se articulam entre os níveis macro e micro, estabelecendo um diálogo
entre eles.
Pesquisas de Mestrado e Doutorado:
Em andamento:
Discurso e contradiscurso em disputa: o movimento social dos sentidos e a resposta social
Lara Lucienne Dornas Amaral - Doutorado
http://lattes.cnpq.br/3524801160940368
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
A obrigatoriedade do diploma: tensões éticas sobre os interesses políticos no jornalismo
Matheus Aguiar Dornelas - Mestrado
http://lattes.cnpq.br/0885220716050752
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
Somos o que somos, cores e valores: reflexões acerca do dispositivo de racialidade, a partir dos relatos das experiências dos Racionais MC's
Maria Fernanda de Oliveira Ruas - Mestrado
http://lattes.cnpq.br/2967025511322328
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
Aceitação pública de barragens de rejeitos de mineração: o caso Forquilha III
Samora N'zinga Soares Cardoso - Mestrado
http://lattes.cnpq.br/4619635696657148
Orientadora: Prof. Fábia Pereira Lima
Território-corpo do mangue: afetações da crise climática na comunidade pesqueira de Rio Formoso-PE
Aline Melo de Oliveira - Mestrado
http://lattes.cnpq.br/8131007984460979
Orientador: Prof. Daniel Reis Silva
Fake news, mobilização e desmobilização de públicos nas periferias da RMBH
Emanuela de Avelar São Pedro - Mestrado
https://lattes.cnpq.br/4719248281486055
Orientadora: Prof. Fábia Pereira Lima
O que dizem as Vozes do Vale? Como os agentes produtores de conteúdo locais constroem as identidades do Vale do Jequitinhonha por meio da Comunicação Comunitária e Popular
Elainy Carmona Pereira - Mestrado
http://lattes.cnpq.br/0343750689023761
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
Concluídas:
Interações
comunicacionais em Itabira em função da expectativa de dois
acontecimentos: o rompimento de barragens e a exaustão das minas de
minério de ferro
Marlene Pereira Machado - Doutorado - 2023
lattes.cnpq.br/4223378026251070
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
“IMAGINA SE”: elaboração de imaginários convocantes e mobilização de sentidos por lideranças comunitárias da Grande BH
Nathália Freitas Vargens - Mestrado - 2023
lattes.cnpq.br/8080002331058127
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
Nova Política? Uma Análise sobre Práticas Comunicativas e Apelos Mobilizadores em Movimentos de Renovação Política
Beatriz Lobato da Silva - Mestrado - 2023
lattes.cnpq.br/2568103203483793
Orientador: Prof. Daniel Reis Silva
Quando o luto é luta, mobilização é afeto: experiências coletivas de jovens e mães em luta contra o genocídio da juventude negra
Rafaela Pereira Lima - Doutorado - 2023
lattes.cnpq.br/2288824029110652
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
Mar de Lama, Ondas de boatos: Temporalidades dos boatos e suas dimensões a partir do rompimento da barragem em Brumadinho
Iasminny Thábata Sousa Cruz - Doutorado - 2023
lattes.cnpq.br/2333146673562205
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
Raivosa
e pirralha: O processo de desmoralização de Greta Thunberg no Twitter e
o enfraquecimento do debate público sobre mudanças climáticas
Larissa Flores Leão - Mestrado - 2021
lattes.cnpq.br/9098097528256376
Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques